VISITA À ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS
Publicada em : 24/08/2023 - 18:37
Atualizada em : 24/08/2023 - 18:37
Na semana passada, nos dias 15 e 16, estudantes do nosso Salustiano Trindade, tiveram a oportunidade de visitar a Academia Maranhense de Letras (AML), a entidade literária máxima do estado brasileiro do Maranhão.
Inaugurada às 19h do dia 10 de agosto de 1908, também demonstrou resolução de escolher o poeta Gonçalves Dias como seu patrono geral. Fundada no salão de leitura da Biblioteca Pública do Estado (o prédio, a partir de 1950, tornou-se sua sede), contou com vinte cadeiras e, inicialmente, doze participantes: Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godois, Corrêa de Araújo, Clodoaldo de Freitas, Domingos Quadro, Fran Paxeco, Godofredo Mendes Viana, Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Vieira da Silva.
No último dia 10 de Agosto, alunos do 1° ano e a professora Marise Reis, (Porf(a). Português e Produção Textual), receberam um certificado de menção honrosa pela participação do concurso literário de Gonçalves Dias, que teve o seu bicentenário comemorado no mesmo dia. Bárbara Ananda(101) ficou em 4° lugar com o poema "Solidão", Tamily Taysa(100) ficou em 7° com "Um Homem", e Caio Gabriel(102) ficou em 10° com o poema "Ao Amigo Que Partiu"
O aluno Caio, que estava presente na visita a academia de letras maranhense no dia 15, recitou um poema, e em relato dito ao Jornal Salu, ele diz :
"Foi uma experiência muito enriquecedora para mim, conhecer um pouco da história da academia maranhense de letras, alguns dos costumes e várias outras coisas.
Os patronos(membros da academia) foram todos muito simpáticos e interativos com a gente, sempre nos estimulando a participar, gostei muitíssimo da experiência, e se eu pudesse eu iria visitar lá todos os dias."
O professor Marcos(Prof. História) que acompanhou os estudantes, completa :
"A visita à Academia Maranhense de Letras representou um momento de profundo enriquecimento intelectual. O ambiente nos transportou para uma era em que as artes literárias conferiam imortalidade aos indivíduos. Nesse contexto, fomos cordialmente acolhidos pelos "imortais", que compartilharam conosco os marcos da trajetória dos 12 visionários fundadores. Tivemos a honra de adentrar o universo literário de figuras notáveis como Gonçalves Dias, João Lisboa, Astolfo Marques e Barbosa de Godois, entre outros. Durante essa iniciativa, estabelecemos laços mais estreitos, absorvemos fragmentos das vidas desses escritores, nomeadamente o do nosso proeminente poeta Gonçalves Dias, cujo bicentenário de nascimento celebramos no presente ano. Ao retornamos, tivemos a certeza absoluta que as letras, de fato, conferem uma forma de imortalidade."
Ainda no mesmo dia da visita a Academia Maranhense de Letras, as estudantes Barbara e Tamily, receberam das mãos da vice-presidente da academia, Laura Amélia Damous Duailibe, dois livros sobre a Ana Amélia, musa inspiradora de Gonçalves Dias.
O momento proporcionou grande aprendizado e desenvolveu a relação dos estudantes com a cultura do estado e literatura.
•IMAGENS :
Maurício Soares
•Editor Chefe e Presidente do Clube :
Mozzani
•Padrinho do Clube :
Hélder
•Redatora de Matéria :
Kayra
•Administradora do Instagram :
Mayara
•Cinegrafista :
Tainá
•Repórteres :
Caio
Kauãnny
Isaque
•Administrador do YouTube :
Yankle
•Fotógrafos :
Ruth
Gabriel
Sara
•Artista de Pôster :
Isabela
•Administrador do Blog :
Mozzani
Constituição Federal de 1988, artigo 5º, parágrafo IV: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário. Nos acompanhe também em nossas plataformas: https://instabio.cc//3030322lpVEBo